L
Lara LimaGoogle
★★☆☆☆5 meses atrás
Gostaria de registrar um feedback sobre minha experiência durante as aulas práticas na autoescola. Finalizei recentemente meu processo e acredito que compartilhar essas observações possa contribuir para melhorias no atendimento aos alunos.
Em uma das aulas marcadas para as 13h, cheguei às 13h05, ou seja, dentro do limite permitido pelo Detran (até 13h09). Assim que cheguei, notei um certo incômodo por parte do instrutor, que fez uma “reclamação” em tom baixo sobre o meu atraso. Logo em seguida, houve um problema no sistema (ou lentidão do computador), e ele só conseguiu acessar o site do Detran e lançar minha digital após o horário-limite das 13h09. Nesse momento, ele afirmou que da próxima vez não me deixaria fazer a aula.
Comentei o ocorrido com a recepção, que me informou que ele apenas quis alertar. No entanto, a forma como a fala foi colocada não me pareceu um simples aviso, principalmente porque o atraso maior foi decorrente de uma falha técnica e, ainda assim, eu estava dentro do tempo regulamentar.
Outro ponto importante foi em relação à aula extra que paguei à parte, justamente para reforçar meu preparo antes do exame. Essa aula correspondia a duas aulas seguidas, com duração total prevista entre 14h40 e 16h20 ou 16h30 (não lembro exatamente o horário final). No entanto, o instrutor chegou somente às 14h46, o que já comprometeu parte significativa do tempo. Mesmo sendo uma aula que não exigia validação no sistema do Detran, ele insistiu em lançar a digital, o que tomou ainda mais tempo. Chegamos ao local de prova por volta das 15h, e a aula foi encerrada às 15h59, mesmo com pelo menos 20 minutos ainda previstos.
Durante essa aula, que considerei fundamental por ser a última antes da prova, eu estava com dificuldades na baliza, e durante isso ele reforçou que eu não passaria, o que começou a me deixar desconfortável e nervosa. Na minha última tentativa, acabei encostando no cone e percebi que o instrutor demonstrou certo estresse com o erro. Logo após isso, ele finalizou a aula dizendo que já havia dado o horário. Como ele havia me pedido para guardar o celular durante a aula, só fui verificar o horário após ele retornar ao carro e era 15h59. Considerando todo o tempo perdido no início, e o encerramento antecipado, senti que fui injustiçada principalmente por ser uma aula extra que paguei à parte.
Desde o episódio da “reclamação” sobre o atraso de 5 minutos, passei a chegar com 15 a 20 minutos de antecedência em todas as aulas seguintes, já que antes que fazia de manhã, e por morar longe sempre chegava pontualmente 8h, após trocar meu horário para tarde, passei a chegar com muita antecedência. No entanto, percebi que o instrutor frequentemente chegava apenas no horário marcado ou até com alguns minutos de atraso. Isso se repetiu inclusive nas aulas finais, que são cruciais para o desempenho na prova. Ainda que eu compreenda que é necessário retornar com antecedência para que as aulas não ultrapassem o horário, esse mesmo cuidado não era aplicado no início das aulas.
Resolvi observar tudo isso em silêncio, para evitar qualquer tipo de atrito ou desgaste, principalmente por estar nas etapas finais e não querer me comprometer ainda mais emocionalmente.
Reforço que meu objetivo com essa mensagem não é causar problemas ou desmerecer nenhum profissional, mas sim registrar de forma respeitosa uma experiência que, infelizmente, não foi como eu esperava, principalmente por ter me dedicado, sido pontual, e até pagado aulas extras por conta própria.
Aproveito para agradecer de forma especial à Patrícia, da recepção, que sempre me atendeu com gentileza, paciência e empatia. A atenção e o acolhimento dela fizeram muita diferença durante todo o processo, que me incentivou até o último momento antes do exame.
K
Karoline RodriguesGoogle
★★★★★4 meses atrás
Passando pra avisar que passei na prova e estou muito feliz!! Quero agradecer a todos, pelo trabalho incrível de vocês! Agradecer também ao instrutor Levi, que me ajudou muito, sem ele eu não teria conseguido! Sucesso sempre pra vcs!🥰🙏🏻👏🏻🫶🏻